sexta-feira, 27 de junho de 2008

Imoral


"Porque considero que influir sobre uma pessoa é transmitir-lhe um pouco de sua própria alma; esta pessoa deixa de pensar por si mesma, deixa de sentir as suas paixões naturais. Suas virtudes não são mais suas. Seus pecados, se houver qualquer coisa semelhante a pecados, serão emprestados. Ela tornar-se-á eco de uma música estranha, autora de uma peça que não se compôs para ela. O fim da vida é o desenvolvimento da personalidade. Realizar a sua própria natureza- eis o que todos procuramos fazer. Os homens hoje, amedrontam-se deles mesmos. Esqueceram-se dos maiores de todos os deveres, do dever que cada um deve a si próprio. Naturalmente são caridosos. Nutrem o pobre e vestem os andrajosos, mas deixam as suas almas famintas e andam nus. A coragem nos abandonou; é possível que nunca a possuíssemos! O terror da sociedade, que é a base de toda moral, o terror de Deus, que é o segredo da religião- eis as duas coisas que nos governam."

Oscar Wilde in 'O Retrato de Dorian Gray'

2 comentários:

Ansiosa disse...

É por isso que existem os clássicos: para mostrar que alguém conseguiu perceber a sociedade de uma maneira tão profunda que pôde transmitir e imortalizar seus conhecimentos, tornando sua obra atemporal.

Maura disse...

"Tona-te quem tú és." (Nietzsche)

Maura usando outros filósofos p/ se expressar... hehehe depois do outro comentário ai, pudera. Não me resta nada a dizer.