segunda-feira, 23 de junho de 2008

O que, por que e para quem?


Já não compramos laranjas, compramos vitalidade, já não compramos um automóvel, compramos prestígio. (...) Com um dentifrício, por exemplo, adquirimos, não um mero antisséptico ou um produto de higiene, mas sim a libertação do medo de sermos sexualmente repulsivos. Com o vodka ou o whisky não adquirimos um veneno protoplásmico que, em pequenas doses, pode afetar o sistema nervoso de maneira psicologicamente valiosa; estamos adquirindo amizade e boa camaradagem... (...) Com o best-seller do mês adquirimos cultura, a inveja dos vizinhos menos ilustrados e a admiração dos que são intelectuais.


Aldous L. Huxley

2 comentários:

Ansiosa disse...

FANTÁSTICO!!!
Puxa, é excelente!

Adorei isso! Vou procurar o texto na íntegra!

Om Mani Padme Hum disse...

Quase que eu escrevo a mesma coisa que a Viviane!
Incrível como o autor reproduz um sentimento meu... As pessoas têm tanta necessidade de fazer parte de um grupo... Mas, eu até entendo. Quando se é um excluído, olhamos as coisas de um jeito diferente.